Seguidores

Contador de Visitas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Arte em Pirogravura: Patrimônio Arqueológico do Seridó: sítios rupestre...

Arte em Pirogravura: Patrimônio Arqueológico do Seridó: sítios rupestre...: "MACEDO, Helder Alexandre Medeiros de. Patrimônio Arqueológico do Seridó: sítios rupestres em Carnaúba dos Dantas. São Paulo:..."

Patrimônio Arqueológico do Seridó: sítios rupestres em Carnaúba dos Dantas


MACEDO, Helder Alexandre Medeiros de. Patrimônio Arqueológico do Seridó: 
sítios rupestres em Carnaúba dos Dantas. São Paulo: Agbook; Carnaúba dos Dantas: Edição do Autor, 2010.
Sinopse
O livro apresenta o esforço de catalogação do patrimônio arqueológico de Carnaúba dos Dantas, município localizado no Seridó Potiguar, realizado no período de 2003 a 2005 pelo extinto Grupo de Estudos em Patrimônio e Arqueologia do Seridó (GEPS). Seu conteúdo prioritário, portanto, é o conhecimento que conseguimos produzir acerca dos sítios arqueológicos de Carnaúba dos Dantas através da sinopse de uma ficha de registro e registros fotográficos (amadores, porém, encartados no livro apenas com a finalidade de documentar os lugares). Partimos da concepção de que o patrimônio cultural, tido como o conjunto dos bens capazes de identificar uma determinada sociedade no tempo e no espaço, compõe-se de elementos naturais, materiais e imateriais, bem como, de que os sítios arqueológicos constituem-se enquanto monumentos da presença pré-histórica na região. A catalogação abrangeu os vales do rio Carnaúba, dos riachos do Bojo / Olho d’Água e do Cardão e da zona do Lajêdo / Areias da Cobra, em que foram registrados 45 sítios arqueológicos rupestres, portadores de pinturas e de gravuras, que foram classificados como sendo pertencentes às Tradições Nordeste e Itaquatiara e, ainda, alguns com grafismos semelhantes à Tradição Agreste. Tomamos como referencial, para essa classificação, o conceito de tradição discutido por Gabriela Martin para as diferentes áreas arqueológicas do Nordeste brasileiro. Registramos os sítios em ficha de cadastro própria, utilizando o modelo do Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além do que efetuamos documentação fotográfica dos grafismos rupestres e tomada das coordenadas geográficas dos pontos visitados. A realização desta pesquisa e efetivação do respectivo inventário demonstrou-se importante já que nos possibilitou aprofundar o conhecimento acerca do patrimônio arqueológico de Carnaúba dos Dantas, formado por bens culturais de diversas nuanças e localizados em variados pontos do território municipal, geralmente nas proximidades dos vales cortados por rios ou riachos: trata-se de sítios rupestres, líticos e cerâmicos que nos revelam alguns vestígios deixados pelos grupos humanos mais antigos da região, há milênios antes da chegada dos europeus nas terras do Novo Mundo. Direcionamos o nosso olhar, todavia, para os sítios contendo arte rupestre, que impressionam não apenas pela grande quantidade concentrada nos vales citados. Alguns desses lugares que catalogamos, como a Furna da Desilusão e o Sítio Letreiro, podem, com a realização de uma pesquisa por parte de arqueólogos, comprovar as hipóteses de Gabriela Martin sobre o início do povoamento pré-histórico da região há cerca de 10 mil anos atrás, considerando as datações dos Sítios do Alexandre e Mirador, já escavados. Por fim, ao passo em que chamamos a atenção para o mérito de se realizar uma pesquisa arqueológica na área que pesquisamos, alertamos também para a situação calamitosa em que se encontra a maioria dos lugares pelos quais passamos nossa vista. Muitos deles já se encontram com seus painéis comprometidos parcial ou totalmente, seja por conta dos agentes naturais ou mesmo do próprio homem. Faz-se necessário, portanto, que a comunidade científica e o Poder Público possam gerar uma política de preservação desses sítios aliada a um programa de educação patrimonial vinculado à escola, para que no futuro não nos culpemos pela degradação desses importantes bens patrimoniais.

Prefácio: Cláudia Lago, historiadora e Professora da Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Orelha: Sidney Santos da Silva – Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo – UnP